Cláudia Madeira Pereira é Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta (Cédula Profissional n.º 13702), especializada em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa. Exerce a sua atividade profissional em consultório privado, na zona de Lisboa. Presta Consultas de Psicologia e Psicoterapia a crianças, adolescentes, adultos, grávidas e bebés, pais e outros cuidadores, educadores e outros profissionais.

Tem Doutoramento em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL). O seu projeto de Doutoramento teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que o elegeu com a atribuição de uma bolsa de investigação.

Tem Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa (FPCE-UL).

Tem um Curso de Formação Avançada em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Tem um Curso de Formação Avançada em Mindfulness para regular emoções (Programa de Inteligência Emocional Plena - Programa Inteligencia Emocional Plena), pela Universidade de Málaga (Espanha).

Participou num Curso de Formação Avançada em Promoção da Saúde, do Programa de Estudos Pós-Graduados do Research Institute for Psychology & Health (Instituto de Investigação de Psicologia e Saúde), na Faculty of Social and Behavioural Sciences (Faculdade de Ciências Sociais e do Comportamento), da Leiden University (Universidade de Leiden), na Holanda.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa (CIPUL).

As suas áreas de intervenção incidem, particularmente, na Psicologia Clínica e da Saúde e na Psicoterapia com crianças, adolescentes e adultos. As suas áreas incluem ainda a avaliação psicológica, o acompanhamento psicológico na gravidez e no período pós-parto, o acompanhamento do desenvolvimento do bebé/criança, o aconselhamento parental, o apoio psicoeducacional, o apoio psicopedagógico, e outras. É ainda especializada nas áreas de prevenção e intervenção na obesidade, nos problemas do comportamento alimentar e do peso, assim como na promoção da saúde.

É membro da equipa de colaboradores e consultores das Revistas “Saúde e Bem-Estar” e “Super Bebés. Escreve regularmente artigos de especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde para ambas as revistas e é responsável pela rubrica Consultório de Psicologia da revista “Saúde e Bem-Estar“.

Colabora regularmente com os meios de comunicação social revistas, jornais, televisão, rádio, portais da Internet, etc. – em resposta a diversos tipos de solicitações (ex., entrevistas, reportagens, redação de artigos, participação em programas sobre determinada temática, consultoria, entre outros).

Foi a fundadora do website Obesidade na Infância e na Adolescência, com a missão de divulgar informação, sensibilizar e ajudar pais, crianças e adolescentes, que convivem com a problemática da obesidade.

Desempenhou funções ao nível da docência e da investigação na Faculdade de Psicologia, da Universidade de Lisboa.

Desempenhou funções de Psicóloga Clínica e da Saúde no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.

Tem um livro publicado na área da Psicologia Clínica sobre os comportamentos alimentares.

Tem um capítulo publicado num manual universitário internacional.

Tem artigos publicados e outros em curso, em revistas científicas indexadas de Psicologia.

Presta serviços de formação, ministra workshops, e profere palestras e conferências, tendo diversas participações em eventos científicos, congressos, seminários e outros. As suas formações e comunicações inserem-se particularmente nos seus campos de investigação científica e nas suas áreas de especialização psicoterapêutica.

 

Produção Científica e Técnica

 

Livros/ Monografias

Pereira, C.M., (2016). Os Comportamentos Alimentares na Adolescência: Um Contributo para a Promoção da Saúde e a Prevenção da Obesidade. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Académicas (NEA-A Editora). ISBN: 978-3-330-73841-6. (ver aqui).

Pereira, C. M., (2014). Autorregulação e Eus Possíveis: Um Contributo para a Investigação na Promoção da Saúde e Prevenção da Obesidade em Adolescentes, Dissertação de Doutoramento em Psicologia Clínica, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.

Pereira, C. M., (2008). Programa Protótipo de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis, Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

 

Capítulos de Livros

Silva, A.L., & Pereira, C.M., (2012). Aprender a ser saudável: Um desafio à autorregulação dos comportamentos de saúde. In A.M. Veiga Simão, L. M. Frison, M. H. Abrahão (Eds.), Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: Epistemologia e práticas (pp. 287-320). Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN, ediPUCRS, EDUNEB.

 

Artigos em Revistas Científicas

Pereira, C.M., Silva, A.L., & Sá, M.I. (2015). Fatores que influenciam os comportamentos alimentares: Questionário das escolhas alimentares dos adolescentes. Psicologia: Saúde & Doenças,  16(3), 421-438.

Pereira, C.M., & Silva, A.L. (2011). Obesidade e estilos de vida saudáveis: Questões relevantes para a intervenção. Psicologia: Saúde & Doenças, 12(2), 161-182.

Pereira, C.M., Silva, A.L., & Sá, M.I. (no prelo). Estudo exploratório sobre obstáculos e aspetos facilitadores das escolhas alimentares saudáveis dos adolescentes.

Pereira, C.M., Silva, A.L., & Sá, M.I. (no prelo). Eus possíveis e objetivos estabelecidos por adolescentes: Um estudo de caso.

Pereira, C.M., Silva, A.L., & Sá, M.I. (no prelo). Componentes e processos mobilizados na autorregulação pelos adolescentes: Um estudo de caso.

Pereira, C.M., Silva, A.L., & Sá, M.I. (no prelo). Autorregulação e eus possíveis: Um modelo de intervenção para a promoção da saúde e a prevenção da obesidade em adolescentes.

 

 

 

Comunicações Orais

Outros…

16º Congresso Português de Obesidade, com a palestra “Os Fatores que Influenciam os Comportamentos Alimentares dos Adolescentes“. Hotel Olissippo, Lisboa, 2012.

2º Seminário de Desporto de Santiago do Cacém: Obesidade Infantil – Como foi, como é, como mudar de rumo, com a comunicação O Contributo do Psicólogo para a Intervenção na Obesidade Pediátrica. Instituto Piaget | Campus Universitário de Santo André (Organização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém), Santiago do Cacém, 2012. Consultar programa aqui.

Sessão de formação para discentes do 1º Ciclo do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, do projeto Move-te, com a comunicação Psicopatologia Infanto-Juvenil: Aspectos Práticos sobre a Intervenção. Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Lisboa, 2012.

II Seminário de Investigação em Psicologia, com a comunicação Auto-Regulação de Comportamentos de Saúde: Os factores que influenciam as escolhas alimentares dos adolescentes e a promoção de estilos de vida saudáveis na adolescência. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), Lisboa, 2012.

Sessão de formação para discentes do 1º Ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia da UL (Unidade curricular de Bem-Estar e Risco na Adolescência), com a comunicação Obesidade na Adolescência. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), Lisboa, 2012.

I Seminário de Investigação em Psicologia, com a comunicação Promoção de Estilos de Vida Saudáveis: Um Contributo para a Investigação no combate à Obesidade em Adolescentes. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), Lisboa, 2010.

Ciclo de Conferências – Conversas em Família, com a comunicação Obesidade Infantil. Biblioteca Municipal do Cadaval (Organização da Câmara Municipal do Cadaval), Cadaval, 2010.

Sessão de formação para discentes da Pós-Graduação para Executivos Farmacêuticos da Faculdade de Psicologia da UL (Secção de Cognição Social – Módulo de Educação para a Saúde e Bem-Estar), com a comunicação A Problemática da Obesidade. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), Lisboa, de 2010.

XII Reunião Anual da Secção de Ambulatório da Sociedade Portuguesa de Pediatria: Obesidade Infantil e Comorbilidades, com a comunicação Compromisso Psicológico no combate à Obesidade Infantil e suas Comorbilidades. Évora Hotel, Évora, 2009.

 

Produtos Técnicos

Pereira, C.M. Vídeo sobre obesidade, 2009. Descrição: Vídeo informativo e pedagógico para pais e adolescentes sobre obesidade (ver aqui).

Pereira, C.M. Website Obesidade na Infância e na Adolescência, 2009. Descrição: Website informativo e pedagógico para pais, crianças e adolescentes sobre obesidade na infância e na adolescência (ver aqui).

 

2017 – Curso de Formação Avançada em Mindfulness, Programa de Inteligência Emocional Plena (Programa Inteligencia Emocional Plena), pela Universidade de Málaga (Espanha), com Aprovação de 100%.

2014 – Doutoramento em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com a classificação de Aprovada por unanimidade com a classificação máxima de Distinção e Louvor

2011 – Curso de Formação Avançada em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL), com a classificação de Muito Bom (16 valores)

2009 – Curso de Formação Avançada em Promoção da Saúde, Programa de Estudos Pós-Graduados do Research Institute for Psychology & Health, Faculty of Social and Behavioural SciencesLeiden University (Faculdade de Ciências Sociais e do Comportamento, da Universidade de Leiden, Holanda), com Aprovação.

2008 – Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialização em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL), com a classificação final de Muito Bom (17 valores)

Desde 2009: Psicóloga Clínica e da Saúde em consultório privado, responsável pelo Consultório de Psicologia Dra. Cláudia Madeira Pereira

Psicóloga Clínica e da Saúde: Serviços de Psicologia Clínica e da Saúde para crianças, adolescentes, adultos, grávidas e bebés, pais e outros cuidadores, educadores e outros profissionais da saúde e da educação. Entre os diversos serviços destacam-se os seguintes: avaliação psicológica; apoio psicológico e psicoterapêutico para crianças e adolescentes; apoio psicológico e psicoterapêutico para adultos; acompanhamento psicológico na gravidez; acompanhamento psicológico no período pós-parto; acompanhamento do desenvolvimento do bebé/criança; aconselhamento parental; apoio psicoeducacional; apoio psicopedagógico; workshops;  consultoria; serviços de psicologia à distância; e diversos programas de intervenção psicológica/ psicoterapêutica

Desde 2013: Membro especialista em Psicologia da equipa de colaboradores e consultores da Revista Saúde e Bem-Estar (SR Editores, Lda)

Colaboradora e consultora especialista em Psicologia: Responsável pela rubrica “Consultório de Psicologia”; Redação de artigos sobre temas da Psicologia do adulto e da família

Desde 2013: Membro especialista em Psicologia da equipa de colaboradores e consultores da Revista Super Bebés (SR Editores, Lda)

Colaboradora e consultora especialista em Psicologia: Redação de artigos sobre temas da Psicologia infantil e pediátrica

Desde 2008: Membro colaborador de investigação do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa (CIPUL)

Membro colaborador de investigação: Participação em investigações diversas; Colaboração na aferição de instrumentos e provas psicológicas para a população portuguesa; Aplicação de diferentes instrumentos de avaliação psicológica a crianças, adolescentes e adultos; Trabalhos de revisão de literatura; Colaboração na recolha de dados para análise quantitativa/qualitativa; Colaboração em trabalhos de tratamento e análise estatística de dados; e outros

2009 – 2012: Funções docentes e membro colaborador de investigação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL)

Funções docentes: Lecionação de aulas teóricas e práticas do 2º Ciclo (4º ano) do Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, das Unidades Curriculares “Modelos e Métodos de Intervenção com Crianças” e “Modelos e Métodos de Intervenção com Adolescentes”; Colaboração na supervisão e orientação de estágios académicos do 2º Ciclo (5º ano) do Mestrado Integrado, da Secção de Psicologia Clínica e da Saúde (Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa)

Membro colaborador de investigação: Realização de trabalhos de investigação diversos (ex., análise qualitativa/quantitativa de questionários de avaliação das competências dos alunos da FP-UL)

2007 – 2010: Psicóloga Clínica e da Saúde, no Hospital de Dona Estefânia (HDE)

Psicóloga Clínica e da Saúde: Avaliação psicológica de crianças e adolescentes; Apoio psicológico a crianças, adolescentes, pais, outros cuidadores, famílias e outros; Prestação de serviços psicológicos nas unidades de internamento e de ambulatório; Colaboração com equipas multidisciplinares (e.g., médicos, pediatras, pedopsiquiatras, neurologistas, endocrinologistas, dietistas, etc.); Colaboração com outras instituições (e.g., escolas, instituições de apoio social, etc.) e outros profissionais externos ao HDE (e.g., educadores, professores, etc.); Participação em eventos científicos (e.g., palestras, conferências, etc.); Colaboração num projeto de investigação com crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção; Colaboração no desenvolvimento e implementação de um programa de promoção de estilos de vida saudáveis para adolescentes com obesidade; Integração de uma equipa do HDE no âmbito de um programa de intervenção com adolescentes com obesidade, numa parceria HDE/Unidade Funcional de Atendimento a Adolescentes – Aparece

Sobre mim…

Cláudia Madeira Pereira
Cláudia Madeira PereiraPsicóloga Clínica e Psicoterapeuta
Sou Psicóloga e sou apaixonada pelo meu trabalho… tenho uma relação muito especial com cada um dos meus pacientes/clientes – sejam crianças, adolescentes ou adultos –, pois são eles que me inspiram o gosto pela inteira dedicação ao trabalho e são as suas vidas que me inspiram a dar o meu melhor todos os dias… Ter a honra de ver a felicidade no rosto das pessoas preenche-me de alegria e satisfação… Sentir que pude contribuir para a saúde, o bem-estar e a felicidade das pessoas que chegam até mim e que procuram a minha ajuda é, sem dúvida, a maior de todas as gratificações para mim, como Psicóloga…”

 

 

Aquilo em que acredito…

Eu acredito que a Psicologia é para todos – crianças, adolescentes e adultos –, independentemente do seu género, idade, escolaridade, habilitações académicas, situação financeira, etc… Todos nós, em algum (ou em diferentes) momento(s) da nossa vida, podemos necessitar da ajuda de um Psicólogo e temos o direito de ter o apoio de que necessitamos (…) A missão do meu trabalho é transformar vidas e é sempre uma honra poder ajudar quem precisa…” (Cláudia Madeira Pereira)

 

A missão a que me dedico todos os dias é a de ajudar as pessoas que chegam até mim e que procuram a minha ajuda. É muito gratificante para mim poder ajudar os meus pacientes/clientes a construir a sua própria felicidade e contribuir para a sua saúde e o seu bem-estar psicológico…” (Cláudia Madeira Pereira)

 

A minha filosofia é a de que a Psicologia é para todos – crianças, adolescentes e adultos –, independentemente do seu género, idade, ideologias, religião, escolaridade, etc… Todos nós, por diversos motivos e em diferentes momentos da nossa vida, podemos necessitar da ajuda de um Psicólogo e beneficiar de apoio psicológico…” (Cláudia Madeira Pereira)

 

O compromisso que estabeleço diariamente é o de desenvolver o meu trabalho com base numa relação de confiança com os meus pacientes/clientes, de acordo com os princípios da escuta empática, da compreensão genuína e da aceitação incondicional… O meu papel é o de ajudar as pessoas a descobrir e desenvolver forças dentro de si, forças essas capazes de as ajudar a lidar com as suas dificuldades e a superar os seus problemas, rumo ao bem-estar e à felicidade… (Cláudia Madeira Pereira)

 

 

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

(Antoine de Saint-Exupéry)