O que é a Psicologia Clínica?

É comum as pessoas perguntarem-me o que é a Psicologia Clínica e para que serve. Então vejamos…

A Psicologia Clínica diz respeito ao subdomínio da psicologia que tem como finalidade a avaliação psicológica, o diagnóstico e o apoio em diversas patologias e nos seus efeitos emocionais, comportamentais e/ou cognitivos. Mais recentemente, o campo da psicologia clínica tem sido alargado à promoção da saúde mental, prevenção da psicopatologia e redução de situações de risco.

Atualmente, na Psicologia Clínica, as problemáticas mais comuns que encontramos nos adultos são, sobretudo, as Perturbações de Ansiedade e as Perturbações Depressivas. Em crianças e adolescentes, estão relacionadas sobretudo com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, as Perturbações de Ansiedade e as Perturbações de Comportamento.

Assim, depois de fazermos a avaliação psicológica e o diagnóstico, passamos à elaboração de um plano de intervenção com vista ao início do acompanhamento psicológico, tendo em conta as particularidades, dificuldades e necessidades de cada pessoa.

Existem diferentes modelos e abordagens teóricas que os psicólogos clínicos usam para fazer uma intervenção psicológica. No entanto, devemos ter em atenção a diferença entre a Psicologia e a Psicoterapia, e o facto de existirem diversas psicoterapias diferentes em que os profissionais de saúde mental se baseiam para ajudar as pessoas…


Saiba mais:

O que é a Psicologia Clínica e da Saúde?

Qual a diferença entre Psicologia Clínica, Psicoterapia e Psiquiatria?

Que tipos de Psicoterapias existem?