A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) é uma das terapias que compõem as Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração que eu pratico nas minhas consultas. Estas correspondem à última geração de psicoterapias, ou seja, as terapias psicológicas mais modernas e atuais, e com uma melhor relação entre custos e benefícios para as pessoas que procuram fazer psicoterapia.

Esta terapia integra a prática de Mindfulness com as técnicas da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Assim, através do mindfulness – ou seja, o exercício da concentração e da atenção plena no momento presente – treinamos a nossa mente para uma maior consciência e compreensão dos nossos padrões de pensamento (cognições), comportamento e sentimento. Isto ajuda a libertar-nos de padrões disfuncionais e capacita-nos para o desenvolvimento de novos padrões mais funcionais, nomeadamente, novos comportamentos, atitudes, ações e reações/respostas, pensamentos, crenças, sentimentos e emoções, promotores do nosso bem-estar.

Quando a nossa mente pensa de forma negativa sobre o nosso passado,
sentimo-nos deprimidos,
Quando a nossa mente pensa de forma negativa sobre o nosso futuro,
sentimo-nos ansiosos…
Precisamos de aprender a viver
o momento presente, o “aqui e agora”…
porque o momento presente é
um verdadeiro PRESENTE
da vida para nós…
(Cláudia)

A MBCT é uma terapia muito sensível e gentil que trabalha a mudança através do cultivar de atitudes amigáveis connosco próprios (ex., aceitação incondicional, auto compaixão, auto perdão, não-julgamento, entre outras). Ajuda a conhecermo-nos melhor e a estabelecermos uma relação, (mais) amigável e satisfatória, com nós mesmos, com a vida e o mundo que nos rodeia. E capacita-nos para lidar melhor com diversas dificuldades e problemas. Os estudos científicos(*) comprovam a eficácia desta terapia, nomeadamente, no tratamento de problemas como depressão, ansiedade, stress, situações de doença física e/ou dor crónica, entre muitos outros. Esta terapia é eficaz na diminuição do mal-estar e do sofrimento em geral, e na promoção do bem-estar mental, psicológico e emocional. Leva ao aumento da nossa satisfação com a vida, e, por isso, esta terapia é indicada e benéfica para qualquer pessoa.

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness foi desenvolvida pelo Professor de Psicologia Clínica Mark Williams, da Universidade de Oxford, juntamente com os investigadores John Teasdale e Zindel Segal, das Universidades de Cambridge e de Toronto. A terapia foi inspirada nos programas de Redução de Stress Baseados em Mindfulness (MBSR) do Professor Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos da América, programas esses que ainda hoje têm um enorme sucesso.

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness recorre a um conjunto diversificado de métodos psicoterapêuticos, desde as técnicas cognitivas e comportamentais (baseadas na Psicoterapia Cognitivo-Comportamental), as práticas de mindfulness, até outras técnicas terapêuticas, cuja eficácia se encontra comprovada cientificamente. Atualmente a eficácia e o sucesso desta terapia é tal, que é considerada a forma prioritária de tratamento numa grande parte das unidades de saúde da América do Norte e da Europa. Por exemplo, na Inglaterra, esta terapia é recomendada pelo Instituto Nacional de Saúde para Cuidados de Excelência.

Esta terapia é eficaz quando praticada de forma isolada, mas demonstra maior sucesso (na ajuda que proporciona às pessoas que fazem esta psicoterapia) quando é praticada em conjunto com as outras terapias que compõem igualmente as Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração, ou seja, em combinação com a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, a Terapia da Aceitação e Compromisso, a Terapia Focada na Compaixão e a Terapia Comportamental Dialética.

A Psicoterapia é uma viagem de descobertas, aprendizagens, crescimento e desenvolvimento pessoal. Iniciar uma psicoterapia é um gesto de amor-próprio, porque decidimos cuidar de nós e das nossas emoções de forma gentil e amigável. É como aprendermos a dar a mão a nós próprios e a levarmo-nos ao colo (emocionalmente) ao longo da nossa vida, sobretudo, nos momentos mais difíceis… É uma experiência muito reveladora e transformadora, porque aprendemos a estar connosco próprios e a desfrutar da vida de uma forma muito mais harmoniosa, pacífica, serena, feliz e plena… (Cláudia)


Saiba mais:

O que é o Mindfulness?

As Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia da Aceitação e Compromisso

A Terapia Focada na Compaixão

A Terapia Comportamental Dialética

A Psicoterapia para Adultos

.

(*) Fontes e referências:

Alidina, S. (2015). The Mindful Way through Stress. New York, NY: The Guilford Press.

Orsillo, S. M., & Roemer, L. (2011). The mindful way through anxiety. Guilford Press.

Segal, Z. V., Williams, J. M. G., & Teasdale, J. D. (2013). Mindfulness-based cognitive therapy for depression. New York: Guilford Press.

Williams, M., Teasdale, J., Segal, Z., & Kabat-Zinn, J. (2007). The mindful way through depression. Guilford Press.