Que tipo de sintomas psicológicos existem?

Os problemas psicológicos podem manifestar-se através de quatro tipos de sintomas:

  • Cognitivos – Os sintomas que afetam o pensamento são designados por sintomas cognitivos e incluem expectativas, crenças e pensamentos negativos, dificuldades de atenção, concentração e memória, entre outros.
  • Emocionais – Os sintomas emocionais incluem as emoções e os sentimentos, como tristeza, stress, ansiedade, medo, angústia, desespero, pânico, irritação, raiva, revolta, entre outros.
  • Comportamentais – Estes sintomas incluem as ações e os comportamentos, como chorar, isolar-se dos familiares e/ou amigos, deixar de fazer as tarefas ou atividades que antes fazia, começar a consumir álcool ou outras substâncias, ter comportamentos agressivos, fazer tentativas de suicídio, entre outros.
  • Físicos – Os sintomas físicos são, muitas vezes, designados por sintomas “somáticos” (sôma = corpo), e afetam o corpo, as funções físicas e fisiológicas. Os sintomas físicos podem incluir dores (ex., de cabeça, de estômago, náuseas, cólicas, desconforto intestinal, etc.), cansaço, fadiga, falta de energia, suores, palpitações, dificuldades em respirar (ex., sensação de sufoco, falta de ar), tremores, alterações do sono, do apetite e/ou do peso, entre muitos outros.

Na generalidade, os diferentes tipos de sintomas surgem associados, ou seja, uma pessoa pode manifestar sintomas de vários tipos.

Estes sintomas são naturais em todos nós de vez em quando… Porém, se estes e/ou outros sintomas forem intensos, persistirem durante mais do que umas semanas, e/ou interferirem com a vida diária, recomenda-se a procura de ajuda psicoterapêutica.


Saiba mais:

Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na idade adulta

Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na infância e na adolescência

Porque se deve procurar ajuda psicológica no início dos problemas?