Os programas de intervenção consistem em intervenções psicológicas ou psicoterapêuticas estruturadas, que apresentam um número de sessões e uma duração predefinidos.

Cada programa apresenta objetivos específicos e dirige-se a uma ou mais populações particulares.

Segue-se uma breve apresentação de alguns dos programas atualmente disponíveis.

Programas de Intervenção

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, com vista à intervenção no excesso de peso e/ou obesidade, baseando-se nos princípios da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, uma terapia de sucesso no tratamento da obesidade. Este programa tem como objetivos específicos: 1) Educar sobre o papel da alimentação e da atividade física como determinantes da saúde; 2) Promover a aquisição e o desenvolvimento de competências e estratégias de autorregulação e de (auto)controlo, que permitam facilitar a prática de uma alimentação saudável e de atividade física; 3) Promover o desenvolvimento de estratégias para lidar com eventuais obstáculos e dificuldades futuras, no sentido da prevenção de recaídas. Este programa tem como finalidade facilitar a perda de peso e o seu controlo a longo prazo, procurando também promover o aumento da autoestima e da satisfação corporal. Este programa existe em três modalidades, com vista a três populações distintas: a) Crianças (sessões com pais e crianças); b) Adolescentes (sessões com pais + sessões com adolescentes); e c) Adultos.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, para a promoção do desenvolvimento global de bebés e crianças, dos 0 aos 6 anos. As sessões pretendem ajudar a promover o crescimento e o potencial de bebés e crianças, tendo em conta o desenvolvimento infantil a diferentes níveis: físico, psicológico, emocional e afetivo, social, etc. O programa destina-se a grávidas, pais ou outros cuidadores, educadores e/ou outros interessados.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, para a promoção de competências, métodos e hábitos de estudo. As sessões pretendem ajudar a promover a motivação escolar, o potencial intelectual e a otimização do desempenho/rendimento escolar. Este programa existe em duas modalidades, destinando-se a duas populações distintas: a) Crianças; e b) Adolescentes.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, para a promoção de métodos, estratégias e competências de parentalidade positiva. As sessões pretendem facilitar o desenvolvimento de relações familiares positivas e a educação positiva de bebés, crianças e/ou adolescentes. Este programa destina-se a grávidas, pais ou outros cuidadores, e/ou famílias.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, para o apoio de pais com crianças ansiosas. As sessões pretendem promover o desenvolvimento de métodos, estratégias e competências que permitam aos pais ajudar as crianças a perceber as suas emoções e a controlá-las melhor, no sentido de superarem a ansiedade e o medo. O programa ajuda ainda os pais a compreender melhor a ansiedade dos seus filhos, a lidar melhor com estes e a agir mais eficazmente em situações críticas, em que podem ajudar as crianças a vencer o medo e a ansiedade. Este programa destina-se a pais, mas pode ainda ser estendido a outros cuidadores, familiares ou educadores.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, para o apoio de pais com crianças hiperativas. As sessões pretendem promover o desenvolvimento de métodos, estratégias e competências que permitam aos pais combater os problemas de comportamento dos seus filhos. Para além disto, os pais podem ainda adquirir informação e conhecimentos sobre a Perturbação de Hiperatividade, sobre como lidar melhor com crianças/adolescentes hiperativos e como reagir em situações críticas. Este programa destina-se a pais, mas pode ainda ser estendido a outros cuidadores, familiares ou educadores.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, de intervenção com adolescentes com depressão. As sessões pretendem ajudar os adolescentes a compreender a depressão e os seus sintomas, e a desenvolverem estratégias e competências (cognitivas, emocionais e comportamentais) que lhes permitam combater a depressão. Este programa pode ainda ajudar os pais ou outros cuidadores a compreender melhor a depressão na adolescência, a lidar melhor com situações críticas e a perceber como podem ajudar os filhos a vencer a depressão. Este programa destina-se a adolescentes e respetivos pais (ou cuidadores).

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de aptidões essenciais à aprendizagem escolar, destinando-se à prevenção e/ou correção de problemas de aprendizagem. As sessões pretendem, através do recurso a atividades lúdicas, promover o desenvolvimento de aptidões implicadas na aprendizagem escolar, nomeadamente nos domínios da psicomotricidade, da capacidade percetivo-visual (ex., orientação espacial, lateralidade) e da linguagem. O programa destina-se a crianças pré-escolares e a crianças que estão a iniciar a escolaridade, com idades entre os 4 e os 7 anos.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, que tem como objetivo promover a aquisição, o desenvolvimento e o treino de competências de interação social. O programa destina-se a crianças e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos, com dificuldades sociais e/ou de adaptação ao meio, que beneficiam de competências facilitadoras da sua integração social.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento social e afetivo, de crianças e adolescentes. As sessões pretendem ajudar crianças e jovens a aumentar o conhecimento que têm sobre si, a aprender a reconhecer e aceitar os seus sentimentos, a melhorar os seus estilos e padrões comunicacionais, e a aprender a selecionar comportamentos construtivos na resolução de problemas. Este programa destina-se a crianças e adolescentes, com idade igual ou superior a 10 anos, que manifestam ou que estejam em risco de manifestar problemas ao nível do comportamento social.

 

Consiste num programa de sessões estruturadas, individuais ou em grupo, que tem como objetivo prevenir as perturbações alimentares e os problemas relacionados com a imagem corporal. O programa compreende cinco áreas: 1) Saúde, alimentação e nutrição; 2) Imagem corporal; 3) Expressão de emoções; 4) Anorexia e Bulimia; 5) ‘O que fazer?’. O programa destina-se a pré-adolescentes e adolescentes.

 

 

 

“A Psicologia é para todos – crianças, adolescentes e adultos –, independentemente do seu género, idade, escolaridade, habilitações académicas, situação financeira, etc… Todos nós, em algum (ou em diferentes) momento(s) da nossa vida, podemos necessitar da ajuda de um Psicólogo e temos o direito de ter o apoio de que necessitamos (…)

A missão do meu trabalho é transformar vidas e é sempre uma honra poder ajudar quem precisa…”

Cláudia Madeira Pereira

 

Contacto

Se pretende inscrever-se em algum dos programas de intervenção da Dra. Cláudia Madeira Pereira, queira por favor entrar em contacto...

O seu pedido será atendido com a maior brevidade possível.
Contacto