Desde o nascimento, o bebé (1º ano) e, mais tarde, a criança (de 1 aos 5 anos) passam por um complexo processo de desenvolvimento a diversos níveis:

  • Físico (ex., marcha, motricidade grossa e fina, controlo esfincteriano, etc.);
  • Cognitivo (ex., linguagem, raciocínio, memória, criatividade, etc.);
  • Afetivo/emocional (ex., reconhecimento e expressão de emoções, afetos e sentimentos, etc.);
  • Social (ex., relações com os pais, familiares e amigos, aceitação de regras sociais, etc.).

Desta forma, não surpreende que os pais se questionem muitas vezes se o seu filho estará a desenvolver-se normalmente e se estarão a agir da melhor forma…

Na generalidade, assistir ao crescimento e ao desenvolvimento de um filho é algo que fica marcado por muitas alegrias e momentos repletos de deslumbramento, contudo é frequente também surgirem muitas dúvidas, receios e incertezas. Como tal, o acompanhamento do desenvolvimento do bebé (1º ano de vida) e da criança (de 1 aos 5 anos) pode constituir uma ajuda útil e importante.

Tendo em conta a perspetiva desenvolvimentista, as sessões deste acompanhamento são realizadas em momentos-chave do desenvolvimento do bebé (1º ano) e da criança (de 1 aos 5 anos).

Muitas vezes, este acompanhamento surge na continuação de sessões iniciadas anteriormente de psicologia durante a gravidez e/ou no período pós-parto.


Saiba mais:

Porquê fazer o acompanhamento do desenvolvimento infantil?

Marque a sua Consulta!

CONTACTO