Desde o nascimento, o bebé (1º ano) e, mais tarde, a criança (de 1 aos 5 anos) passam por um complexo processo de desenvolvimento a diversos níveis:
- Físico (ex., marcha, motricidade grossa e fina, controlo esfincteriano, etc.);
- Cognitivo (ex., linguagem, raciocínio, memória, criatividade, etc.);
- Afetivo/emocional (ex., reconhecimento e expressão de emoções, afetos e sentimentos, etc.);
- Social (ex., relações com os pais, familiares e amigos, aceitação de regras sociais, etc.).
Desta forma, não surpreende que os pais se questionem muitas vezes se o seu filho estará a desenvolver-se normalmente e se estarão a agir da melhor forma…
Na generalidade, assistir ao crescimento e ao desenvolvimento de um filho é algo que fica marcado por muitas alegrias e momentos repletos de deslumbramento, contudo é frequente também surgirem muitas dúvidas, receios e incertezas. Como tal, o acompanhamento do desenvolvimento do bebé (1º ano de vida) e da criança (de 1 aos 5 anos) pode constituir uma ajuda útil e importante.
Tendo em conta a perspetiva desenvolvimentista, as sessões deste acompanhamento são realizadas em momentos-chave do desenvolvimento do bebé (1º ano) e da criança (de 1 aos 5 anos).
Muitas vezes, este acompanhamento surge na continuação de sessões iniciadas anteriormente de psicologia durante a gravidez e/ou no período pós-parto.
Saiba mais:
– Porquê fazer o acompanhamento do desenvolvimento infantil?