A gravidez constitui um período que é geralmente vivido com grande emoção, contudo, os sentimentos podem tornar-se ambivalentes e contraditórios: por um lado, o encantamento e as expectativas positivas, e, por outro lado, a insegurança, a ansiedade, o medo e/ou outras emoções desagradáveis. Desta forma, a gravidez constitui muitas vezes uma fase crítica e vulnerável para a saúde psicológica da grávida, do bebé e do casal parental.

A gravidez desencadeia na futura mãe uma multiplicidade de transformações, nomeadamente, físicas, hormonais, afetivas e emocionais, psicológicas, sociais, entre outras. Particularmente o seu corpo e o seu funcionamento psicológico sofrem profundas alterações que requerem adaptações constantes para permitir a chegada do bebé e potenciar o seu desenvolvimento futuro, de forma harmoniosa e saudável.

De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), entre 14 a 23% das mulheres demonstram sintomas de depressão durante a gravidez, e esta perturbação tem uma elevada probabilidade de persistir após o parto, caso não seja prontamente diagnosticada e tratada. A Depressão na gravidez e/ou no pós-parto é uma doença que pode e deve ser tratada. A procura de ajuda psicológica constitui o primeiro passo para que a depressão seja tratada eficazmente.

O período da gravidez constitui uma fase de mudanças e adaptações também para o futuro pai, o casal parental e a família (caso existam outros filhos e família mais alargada).

Particularmente para o futuro pai, a identidade enquanto pai exige o desempenho de novas funções e o assumir de novas responsabilidades. É importante que este se sinta capaz para apoiar a grávida, mas, por vezes, esta tarefa é dificultada pela experiência dos seus próprios medos, inquietações e inseguranças.

Como tal, o acompanhamento psicológico durante a gravidez pode desempenhar um papel importante para o bem-estar psicológico da grávida, do pai, do casal parental e da família.


Saiba mais:

Para quê o acompanhamento psicológico na gravidez?

Marque a sua Consulta!

CONTACTO