O nascimento de um filho é geralmente vivido com grande emoção, contudo, no período pós-parto estão muitas vezes presentes sentimentos ambivalentes e contraditórios, que vão deste a felicidade e o deslumbramento, até à insegurança, os medos acerca do futuro, entre outros. Desta forma, o período pós-parto constitui também (para além da gravidez) uma fase potencialmente vulnerável para a saúde psicológica da mãe, do bebé e do casal parental.
Com o parto e o nascimento do bebé surge um conjunto de novas transformações e mudanças físicas, psicológicas e sociais na mãe e no bebé. Todas estas novas transformações podem interferir com o bem-estar emocional da mãe, influenciando a sua relação com o bebé. Por sua vez, a necessidade de adaptação aos ritmos do bebé pode conduzir ao aumento dos níveis de fadiga e de desgaste emocional em ambos os pais, exigindo ao casal parental constantes reorganizações e adaptações, assim como uma preparação psicológica para as novas experiências que surgem agora.
O desenvolvimento de uma relação de vinculação afetuosa e estimulante entre a mãe, o pai e o bebé constitui um dos aspetos fundamentais que vai servir de base a todo o desenvolvimento futuro da criança. É possível e desejável desenvolver um estilo parental consistente com uma relação de vinculação segura, que permita ao bebé crescer com um sentimento de segurança interna, confiança na relação com os outros, curiosidade e desejo de explorar o mundo, e de aprender.
Através do acompanhamento psicológico no período pós-parto, os pais podem usufruir do desenvolvimento de uma série de estratégias e competências que lhes permitem maximizar a qualidade das suas interações e relações pais-bebé, assim como potenciar o desenvolvimento saudável e harmonioso do seu bebé.
O acompanhamento psicológico no período pós-parto pode desempenhar um papel importante para o bem-estar psicológico da mãe, do bebé e do casal. Para além disto, pode ainda assumir um papel fundamental para o desenvolvimento psicossocial do bebé, comportando benefícios para a sua saúde psicológica ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Saiba mais:
– Quais as vantagens do acompanhamento psicológico durante o período pós-parto?