A psicoterapia à distância consiste numa modalidade de intervenção psicoterapêutica realizada através de videoconsultas, constituindo uma prática profissional devidamente reconhecida e regulamentada, em termos legais, pelo código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

O atendimento psicoterapêutico à distância foi desenvolvido inicialmente a pensar nas pessoas que se deparavam com dificuldades e/ou impedimentos no acesso aos serviços de Psicoterapia, por exemplo, pessoas com dificuldades de mobilidade e/ou deslocação, com dificuldades impostas pela distância física e geográfica, com constrangimentos de tempo, com condições de doença e/ou incapacidades físicas, com dificuldades em sair de casa (ex., fobia social, agorafobia, etc.), entre outros. Este serviço foi desenvolvido também para dar resposta aos pedidos de muitas outras pessoas, espalhadas pelo mundo portugueses, brasileiros e outros falantes de língua portuguesa que, ao longo do tempo, foram mostrando interesse e sugerindo a criação deste serviço.

Desde a pandemia da COVID-19 todas as minhas consultas passaram a ser realizadas à distância, para garantir a proteção e a segurança de todos. Mais tarde, no regresso às consultas presenciais, para minha surpresa, a maioria das pessoas que estava a fazer psicoterapia à distância, mencionou preferir continuar com as consultas à distância (em vez de consultas presenciais). Os motivos referidos foram, entre outros, o facto de poderem ter as consultas confortavelmente nas suas casas, não terem de se preocupar com deslocações e/ou constrangimentos relacionados com o trânsito e/ou com o tempo de deslocação, a conveniência e a facilidade de acesso às consultas (possível através de um simples equipamento eletrónico, como um telemóvel, tablete, portátil ou computador), a portabilidade do serviço de psicoterapia à distância e a possibilidade de fazerem as consultas em qualquer lugar (ex., casa, local de trabalho, casa de férias, carro ou outro), assim como o facto de não termos de usar máscaras durante as consultas, o que nos possibilita ver os nossos rostos e expressões faciais, o que é fundamental para o estabelecimento de uma relação de confiança.

Tendo em conta a frequente procura, os numerosos pedidos e o enorme sucesso das consultas de psicoterapia à distância, é com grande satisfação que atualmente realizo consultas para diversos países do mundo, desde Portugal e respetivas Ilhas da Madeira e dos Açores, até Espanha, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Austrália, Japão, entre outros.

Nada nos afasta ou distancia, senão as barreiras do pensamento. Nos dias de hoje, nunca estivemos tão longe e tão perto, ao mesmo tempo. Acredito que estamos sempre juntos, acredito que somos todos “um”, através da humanidade e da natureza, neste planeta maravilhoso em que habitamos… (Cláudia)

O atendimento através de consultas à distância está disponível para os seguintes serviços*:

(*) Os serviços de Psicologia e Psicoterapia à distância apenas podem ser realizados com pessoas de idade igual ou superior a 18 anos, por razões de ética e deontologia profissional.

As consultas de psicoterapia à distância pretendem assim ampliar as possibilidades de prestar serviços de Psicologia e Psicoterapia – de forma ética, séria e responsável –, através de uma modalidade alternativa e tão viável quanto a modalidade do atendimento presencial. Isto para fazer chegar a ajuda psicológica e psicoterapêutica às pessoas que necessitam deste apoio, estejam elas onde estiverem…

Nada nos pode parar ou limitar, quando aquilo que fazemos, fazemo-lo por inteiro, com espírito de amor, com a verdadeira intenção de ajudar e dar o nosso melhor ao mundo… (Cláudia)

Se procura ajuda psicológica ou psicoterapêutica, saiba que, mais importante do que a modalidade do atendimento (presencial ou à distância), é o tipo de terapia que vai fazer… Existem muitas psicoterapias atualmente, diferentes nos seus pressupostos, métodos e técnicas terapêuticas. Algumas estão melhor estudadas cientificamente e têm resultados comprovados de maior eficácia e sucesso, do que outras… Se quiser saber mais sobre este tema, poderá interessar-lhe o meu texto “Que tipos de Psicoterapias existem?“.

Fundamentação e Enquadramento Legal do Atendimento Psicoterapêutico à Distância

Como mencionado anteriormente, o atendimento psicoterapêutico à distância consiste numa prática profissional legal em Portugal, estando devidamente reconhecida e regulamentada pelo código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Os serviços de psicologia à distância encontram-se também orientados e regulados internacionalmente pela Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association – APA) e pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (International Society for Mental Health Online – ISMHO), no sentido de promover a saúde mental através do recurso à internet e às tecnologias de informação e comunicação.

Em suma, os serviços psicológicos e psicoterapêuticos à distância constituem um meio de proporcionar ajuda psicoterapêutica, devidamente acreditado, fundamentado e regulado em termos legais, nacional e internacionalmente.

 

Saiba mais:

Qual a eficácia das Consultas de Psicoterapia à Distância?

A Psicoterapia para Adultos

Que tipos de Psicoterapias existem?

As Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração

O que é a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental?

Quanto tempo dura a psicoterapia?

Qual a diferença entre Psicologia Clínica, Psicoterapia e Psiquiatria?

O que é a Psicologia Clínica e da Saúde?

O que é a Psicologia Clínica?

Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na idade adulta

Que tipo de sintomas psicológicos existem?

Porque se deve procurar ajuda psicológica no início dos problemas?

Marque a sua Videoconsulta!

CONTACTO