As Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração

As Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração constituem a última geração de psicoterapias, ou seja, as terapias psicológicas mais modernas e avançadas, e com uma melhor relação entre custos e benefícios para as pessoas que procuram fazer psicoterapia. Tal como o nome sugere, não se trata apenas de uma, mas de várias psicoterapias, o que nos proporciona mais técnicas e estratégias psicoterapêuticas, capazes de tratar uma maior variedade de problemas/dificuldades, e ajudar mais e melhor as pessoas, com uma maior eficácia e sucesso(*). Tudo isto torna estas terapias mais breves (menos prolongadas no tempo) e menos dispendiosas a médio e longo prazo. Estas são as terapias psicológicas que eu pratico nas minhas consultas.

As Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração surgiram a partir dos avanços e progressos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), sendo o resultado de várias gerações de terapias:

  1. A primeira geração (anos 50-60) surgiu com o desenvolvimento da Terapia Comportamental
  2. A segunda geração (anos 70-80) surgiu com o desenvolvimento da Terapia Cognitiva de Aaron T. Beck e da Terapia Racional Emotiva de Albert Ellis. A integração destas Terapias Cognitivas com a Terapia Comportamental deu origem à Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
  3. A terceira geração (desde os anos 80-90 até à atualidade) tem sido caracterizada pelo desenvolvimento de novas terapias, baseadas nos princípios da TCC, designadas por Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Estas terapias possuem técnicas atualizadas e mais avançadas, o que lhes permite ir mais longe do que a Terapia Cognitivo-Comportamental (2ª geração) usada sozinha, no tratamento das mais diversas dificuldades/problemas psicológicos

As Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração integram as várias terapias que lhe apresento de seguida. Clique nos nomes das terapias para saber mais sobre cada uma delas:

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness

Terapia da Aceitação e Compromisso

Terapia Focada na Compaixão

Terapia Comportamental Dialética

Estas terapias, para além de incluírem técnicas cognitivas e comportamentais, integram ainda as práticas de Mindfulness (consciência e atenção plena), técnicas de relaxamento respiratório, técnicas de relaxamento corporal, entre muitas outras novas técnicas psicoterapêuticas. Estas terapias ajudam-nos a criar uma relação saudável, amigável e plena connosco próprios, com as outras pessoas, com o mundo e a vida, tendo por base o desenvolvimento de atitudes de não-julgamento, (auto-)compaixão, (auto-)aceitação e (auto-)perdão. Ajudam-nos no contacto gentil com as nossas emoções e sensações corporais, particularmente as mais desconfortáveis e dolorosas; na definição dos nossos valores e objetivos pessoais; no estabelecimento de intenções e ações positivas; e no desenvolvimento de novos significados e propósitos para a nossa vida.

Os estudos científicos(*) demonstram que as Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração são atualmente as terapias que oferecem mais benefícios e vantagens às pessoas que procuram fazer psicoterapia. No entanto, os avanços na área da psicoterapia são visíveis, sobretudo, internacionalmente. Em Portugal, a evolução e os avanços no contexto clínico têm surgido a um passo lento. Isto acontece porque muitos psicoterapeutas ainda praticam atualmente as terapias clássicas e mais antigas (ex., Psicanálise, Terapia Psicanalítica, Terapia Psicodinâmica, Terapia Humanista, e outras), e, a maioria dos psicoterapeutas que segue a abordagem cognitivo-comportamental continua a praticar, ainda hoje, apenas a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2ª geração). E, por isso, ainda somos poucos psicoterapeutas em Portugal a praticar as Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração.

A Psicoterapia é uma viagem de descobertas, aprendizagens, crescimento e desenvolvimento pessoal. Iniciar uma psicoterapia é um gesto de amor-próprio, porque decidimos cuidar de nós e das nossas emoções de forma gentil e amigável. É como aprendermos a dar a mão a nós próprios e a levarmo-nos ao colo (emocionalmente) ao longo da nossa vida, sobretudo, nos momentos mais difíceis… É uma experiência muito reveladora e transformadora, porque aprendemos a estar connosco próprios e a desfrutar da vida de uma forma muito mais harmoniosa, pacífica, serena, feliz e plena… (Cláudia)


Saiba mais:

A eficácia e os benefícios das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness

A Terapia da Aceitação e Compromisso

A Terapia Focada na Compaixão

A Terapia Comportamental Dialética

A Psicoterapia para Adultos

.

(*) Fontes e referências:

Depreeuw, B., Eldar, S., Conroy, K., & Hofmann, S. G. (2017). Psychotherapy Approaches. In S. G. Hofmann (Ed.), International Perspectives on Psychotherapy. Springer International Publishing.

Hayes SC, & Hofmann SG. (2017). The Third Wave of Cognitive Behavioral Therapy and The Rise of Process-based Care. World Psychiatry, 16(3), 245–246.

Kahl K.G., Winter L., & Schweiger U. (2012). The Third Wave of Cognitive Behavioural Therapies: What is new and what is effective? Current Opinion in Psychiatry, 25(6), 522–528.