Porque se deve procurar ajuda psicológica no início dos problemas?

Já deve ter ouvido dizer que, quanto mais cedo procuramos ajuda psicológica, melhor! Mas porquê?! A razão não é diferente de quando temos um problema físico: Quando temos uma dor ou queixa física que persiste durante mais do que umas semanas, devemos procurar um médico, certo?! A mesma coisa deve acontecer quando se trata de dificuldades emocionais ou problemas psicológicos, em que devemos procurar a ajuda de um/a psicólogo/a.

As intervenções terapêuticas iniciadas durante a fase inicial dos problemas/dificuldades e as intervenções preventivas, cujo objetivo é prevenir dificuldades/problemas em situações em que é previsível o seu surgimento, obtêm melhores resultados terapêuticos, comparativamente com as intervenções terapêuticas iniciadas mais tarde, quando as dificuldades/problemas já existem há vários meses ou anos.

As intervenções terapêuticas iniciadas na fase inicial dos problemas/dificuldades e as intervenções preventivas são também mais eficazes na prevenção de outros problemas psicológicos mais graves no futuro.

Assim, a conclusão é: Quanto mais cedo procuramos ajuda psicológica e mais cedo iniciamos o tratamento, melhor será o prognóstico, e menores serão a duração e o custo da intervenção terapêutica.


Saiba mais:

Que tipo de sintomas psicológicos existem?

Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na idade adulta

Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na infância e na adolescência