Como é a terapia com crianças e adolescentes?
Com crianças e adolescentes a terapia envolve, para além de falar, atividades lúdicas como desenhar, brincar e fazer jogos, de forma a facilitar a expressão das emoções e a resolução dos problemas, sobretudo no caso das crianças. Com crianças pequenas, o trabalho psicoterapêutico requer ainda o envolvimento e a colaboração dos pais.
A avaliação psicológica inicial da criança e do adolescente permite determinar a necessidade, ou não, de iniciar uma terapia. Esta decisão é tomada tendo em conta as dificuldades/problemas atuais, a história e evolução dos problemas ao longo do tempo, o nível de desenvolvimento da criança (ou adolescente), e o tipo de intervenção mais eficaz no tratamento das suas dificuldades/problemas específicos.
A duração da psicoterapia depende habitualmente de vários fatores, como a complexidade e a gravidade dos problemas; o ritmo particular de cada criança ou adolescente, e suas famílias, para se adaptarem ou implementarem as mudanças necessárias; e, do tempo que necessitam para começar a sentir melhorias ao nível do seu bem-estar subjetivo.
Algumas crianças e adolescentes, e suas famílias, necessitam de apenas algumas sessões para começarem a experienciar um aumento do seu bem-estar emocional e psicológico, enquanto outros/as necessitam de mais sessões e de terapias mais prolongadas.
Saiba mais:
– A Psicoterapia para Crianças e Adolescentes
– Devo procurar ajuda psicológica para o meu filho?
– Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na infância e na adolescência