Devo procurar ajuda psicológica para o meu filho?

Por vezes, pode ser difícil para os pais (ou outros cuidadores) distinguirem sinais e sintomas que qualquer criança ou adolescente experiencia de vez em quando, daqueles que sugerem problemas mais graves, que necessitam de apoio psicológico ou psicoterapêutico.

Todas as crianças e adolescentes apresentam dificuldades em determinados momentos do seu desenvolvimento, no entanto, é a frequência, a duração e/ou a intensidade dessas dificuldades que indicam a sua gravidade e a necessidade (ou não) de apoio psicoterapêutico. Considera-se que, quando as dificuldades ocorrem durante mais do que umas semanas e interferem com o bem-estar e/ou o funcionamento da criança ou do adolescente em casa, na escola ou noutra situação do seu dia-a-dia, estamos perante uma criança ou adolescente que necessita de ajuda psicológica ou psicoterapêutica.

Reconhecer e aceitar que o filho apresenta dificuldades que necessitam de apoio psicoterapêutico e tomar a decisão de procurar ajuda psicológica pode ser algo difícil para muitos pais. No entanto, se suspeita que o seu filho necessita de apoio psicológico, saiba que o esforço que está a fazer neste momento para procurar informação já é uma ação importante e constitui o primeiro passo para ajudar o seu filho.

O que dizem os estudos científicos?

De acordo com estudos científicos, entre 80 a 90% das crianças e adolescentes que recebem ajuda psicoterapêutica, obtêm resultados de sucesso terapêutico, evidenciando uma melhoria significativa ao nível da sua saúde psicológica e do seu bem-estar emocional.


Saiba mais:

Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na infância e na adolescência

A Psicoterapia para Crianças e Adolescentes