A Psicoterapia para crianças e adolescentes tem o objetivo de fornecer apoio psicológico e psicoterapêutico para dificuldades ou problemas específicos, assim como potenciar o funcionamento ótimo da criança e do adolescente nas mais diversas áreas da sua vida (ex., pessoal, escolar/académica, familiar, social, etc.), de forma a promover a sua saúde psicológica e o seu bem-estar emocional.

A Organização Mundial da Saúde define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas de ausência de doença. Como tal, a saúde física (o corpo) e a saúde psicológica (a mente) estão interligadas.

Desta forma, a saúde psicológica da criança e do adolescente implica, não somente a ausência de doença mental ou de patologias do foro psicológico, mas um estado de completo bem-estar em que a criança e o adolescente são capazes de: 1) funcionar em termos pessoais, familiares, escolares/académicos, sociais, etc., tirando o máximo partido das suas capacidades e do seu potencial; 2) conhecer-se, compreender-se interiormente e desenvolver-se em termos pessoais; 3) lidar com as dificuldades, os problemas e os desafios da vida diária; e, 4) viver a vida de uma forma plena e feliz.

As dificuldades emocionais e os problemas psicológicos podem interferir com os sentimentos, pensamentos e comportamentos da criança e do adolescente, podendo causar mal-estar e interferir com as suas atividades pessoais, familiares, escolares/académicas, sociais, etc. Como tal, pode ser importante procurar ajuda psicoterapêutica.


Saiba mais:

Devo procurar ajuda psicológica para o meu filho?

Sintomas e sinais de alarme de problemas psicológicos na infância e na adolescência

Como é a terapia com crianças e adolescentes?

Marque a sua Consulta!

CONTACTO